A Mordomia da mente e do Espírito (20-10)

A mordomia da mente e do Espírito
Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Col. 3.1
Na semana passada falamos sobre a mordomia do corpo, da importância de cuidarmos bem do templo do Espírito Santo, de darmos mais espaço a Ele e de muitas outras coisas, mas hoje falaremos sobre a mente e o Espírito. Sabemos que os três não podem viver separados, mente, corpo e Espírito e hoje completaremos este conjunto de partes que nos compõe.

MORDOMIA DA MENTE

A mente humana é um tesouro dos mais preciosos
Como nós as vezes nos desvalorizamos… Quantas vezes esquecemos da riqueza que é sermos o que somos e essa palavra é muito importante, “riqueza”, somos ricos. Você já parou para pensar em quanto você é rico? Não, eu não estou sendo incoerente quanto ao que falei na semana passada, dizendo que estamos em dívida, mas é preciso olhar para a riqueza que temos.
As pessoas não se dão o devido valor, seja por uma baixa autoestima, seja por gostar de coisas que a desvalorizam, seja por amar alguém que não retribui este amor… Por isso vemos um alto índice de suicídios, nesta semana um amigo de uma adolescente aqui da igreja se suicidou. É preciso se valorizar, perceber que somos únicos e temos algo espetacular.
As possibilidades da memória são ilimitadas. Acredita-se que um adulto possa lembrar de vinte a cem mil palavras. Algumas pessoas possuem uma memória fenomenal. A nossa mente é tão rica que há alguns fatos interessantes que gostaria de compartilhar com vocês:
• Alexandre o Grande foi capaz de lembrar os nomes de todos os seus soldados.
• Mozart foi capaz de tocar e transcrever uma melodia que escutou uma única vez. Depois de ouvir o “Miserere” Allegri (em 9 partes), ele conseguiu escrever de memória toda a partitura desta composição musical, mantido em segredo pelo Vaticano.
• Um condutor italiano, Arturo Toscanini, possuía a mesma memória musical e lembrou cada nota de 400 partituras.
• Winston Churchill sabia de coração quase todos os trabalhos de Shakespeare.
• Bill Gates lembra de centenas de códigos da linguagem de programação projetada por ele.
Algo tão fenomenal que Deus nos deu, não pode ser desprezado, precisa ser valorizado, nós temos um equipamento único. Tem pessoas que compram aparelhos que realizam coisas que vão muito além do comum, mas estas pessoas não utilizam essas funções, compram um computador com uma placa de vídeo espetacular, para entrar no Orkut.

Temos o dever de desenvolver nossa mente
Eu lembro de uma cena de um episódio do desenho dos Simpsons que me marcou muito e desde que o Miguel nasceu, fico meio que esperando que aconteça o mesmo e já aconteceu. O Homer comprou um presente caríssimo para sua filha mais nova, a bebezinha. Daí ele dá o presente a ela e ela desembrulha e fica louca pela caixa de papelão, dando mais valor a caixa do que o presente caro, naturalmente o Homer fica desapontado. Normalmente quando a criança é muito novinha acontece isso, outras coisas acabam chamando mais a sua atenção do que aquilo que chama mais a nossa atenção. Conforme a criança cresce, vai ficando mais madura e entendendo o que realmente tem valor.
Eu fico imaginando Deus que deu um cérebro tão bem feito e cheio de detalhes, uma máquina tão perfeita e complexa que nem o computador mais potente do mundo pode se comparar e nós não o utilizamos, damos mais importância a outra coisas. As vezes as pessoas dão mais valor ao seu bíceps, as vezes ao seu cabelo, as vezes a sua barriga de tanque do que esse maravilhoso presente de Deus, falta maturidade, tal qual no bebê Simpson. As pessoas passam horas na academia, nos salões e em clínicas de estética, mas pouco estudam, não leem, não exercitam a mente. É importante demais cuidarmos do nosso corpo, mas não podemos esquecer que o cérebro também faz parte do corpo.
Nós, como crentes temos que nós destacar através dos estudos também, foi-se o tempo em que conseguiríamos sucesso e prosperidade só apenas pela oração, uma coisa que Deus não é injusto, se você não estudar para a prova, não adianta orar para que Deus lhe faça passar no concurso público e quem não ora mas estuda que nem um louco? Será que Deus vai fazer essa pessoa perder a vaga para você?

Exemplos bíblicos
Na revista vemos o exemplo de alguns personagens como Moisés, Daniel e Paulo que foram benção não só pelo poder de Deus, mas também pela sua instrução. Deus faz maravilhas através até de um iletrado como fez com Pedro, o poder dEle é maior que tudo, mas por isso vamos relaxar? De forma alguma! Não podemos enterrar esse dom dado por Deus, temos que usá-lo a favor do Reino.

Inimigos da mente
Há muitas batalhas espirituais que são travadas no campo da mente, portanto é fundamental ocuparmos a mente com as coisas lá de cima, as coisas de Deus. Quanto mais coisas de Deus estiverem em nossa mente, menos influência o mundo vai ter em nossa decisões e escolhas.
• As vezes passamos mais tempo do nosso dia ouvindo pagodes, funks, sertanejos e rocks mundanos do que louvores. É pecado? Dependendo da letra, não, mas é ocupar a mente com o mundo.
• As vezes passamos mais tempo do nosso dia vendo na TV novelas, desenhos, séries, jogos de futebol e programas de fofoca do que orando, lendo a bíblia, fazendo culto doméstico. É pecado? Dependendo do que você está assistindo e o quanto aquilo lhe domina, não, mas é ocupar a mente com o mundo.
Precisamos investir na nossa segurança mental, encher realmente a nossa mente de coisas celestes, para que quando o diabo quiser travar uma batalha na nossa mente, ele seja sumariamente derrotado, tal como Jesus o derrotou na tentação. Lembrem-se da história do cão de briga. Fil. 4.8

MORDOMIA DO ESPÍRITO

A predominância do Espírito
No crente sempre deve predominar o Espírito, somos seres espirituais, desde o momento que aceitamos a Jesus, morremos para mundo e nascemos em Cristo e o nosso batismo foi um simbolismo disso. Porém em determinados momentos da nossa vida, deixamos a carne dominar o espírito e por isso pecamos. Rom. 8.5
Não podemos deixar uma pessoa que não é habilitada, dirigir um carro, o risco de acidente é enorme. Pode assim causar danos ao veículo, ao condutor e aos outros. Da mesma forma, a carne não é apta a conduzir a vida de ninguém, deixarmos que nossas vidas sejam dirigidas pela carne é dar a chave do nosso carro para alguém que não sabe conduzir veículos.

Nosso dever de crescer
É muito recompensador para um pai e para uma mãe ver que seu filho está crescendo, se desenvolvendo bem, aprendendo, ficando mais esperto e inteligente. Por que então não fazermos isso para o nosso Pai celestial? Deus nos quer desenvolvidos, não só na mente, não só no físico, mas principalmente no espiritualmente. 2 ped. 3.18
Imaginemos que a regra muda e que para se alcançar o céu teremos que passar em uma prova surpresa que será dada pelo São Pedro, logo após a nossa morte. Será que teríamos condições de ser aprovados? Se você está em dúvida, acho melhor começar a fazer o dever de casa.

Recursos a nossa disposição
São três, a oração, o estudo da palavra e o serviço na causa do mestre.
• Oração – É impossível você como mordomo, cuidar bem da casa sem conversar com o dono. Como poderemos obter uma vida abundante se cortarmos relação com o nosso Senhor, que conhece nossa mente, nosso corpo, nossos desejos, nosso futuro e até o que não imaginamos.
• Bíblia – É o manual da vida. Você consegue utilizar todos os recursos de um aparelho sem ler o manual? Não. Quando eu era adolescente e minha mãe comprou um vídeo cassete, eu meio de intrometido fui utiliza-lo sem ler Manuel, metido a saber… Sabe que depois de 2 anos e eu descobri um recurso que ele tinha e que nunca tinha usado, que era ver uma cena quadro a quadro, por acaso eu apertei um botão e vi a cena que era do filme Bradock. Leia o manual.
• Serviço – Ultimamente temos vivido em uma época de total descompromisso com o serviço. As pessoas não querem assumir tarefas, cargos e responsabilidades. As pessoas querem receber bênçãos, recompensas, entretenimento, homenagens, vitórias e satisfação. Paulo diz: Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens. I cor. 15.19. Nós fomos comprados, não somos donos de nós mesmos. Por que não trabalhar para o nosso Senhor?
• Saúde espiritual – Talvez, após esta aula você tenha percebido que sua saúde espiritual esteja abaixo do recomendado e precisa melhorar bastante. Que tal vitaminar sua vida? A revista nos deixa algumas receitas de vitaminas que poderão lhe fortalecer, de A a Z, não é Centrum, mas faz um bem.

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s