Por que o domingo?

Culturalmente, o domingo é visto como um dia de descanso, porém a palavra de Deus nos chama a atenção para que dediquemos ao Senhor as nossas primícias, ou seja, o nosso melhor. Temos como primeiro dia da semana o domingo, que é considerado por muitos como o “Dia do Senhor”. Seria este dia, nossa primícia? Vamos entender um pouco sobre o “Dia do Senhor”

Encontramos na Bíblia sete referências contendo a expressão “O dia do Senhor”, At 2.20; 1Co 5.5; 2Co 1.14; 1Ts 5.2; 2Ts 2.2; 2Pe 3.10; e Ap 1.10. As seis primeiras se referem ao dia do Senhor como o dia em que Jesus voltará. A sétima, Ap 1.10, “Eu fui arrebatado em espírito no dia do Senhor, e ouvi por detrás de mim uma grande voz, como de trombeta”, transmite uma ideia diferente. João estava cultuando a Deus quando teve uma visão.

Não queremos entrar em uma discussão teológica sobre ser o Dia do Senhor, no sábado ou no domingo, mas no passado vários motivos levaram os crentes a mudarem do sábado literal dos judeus para o sábado espiritual, que é o domingo.

1º. Cristo ressuscitou no primeiro dia da semana, e este dia ficou sendo conhecido como o “dia Senhor”, Jo 20.1-10; Ap 1.10.

2º. Jesus apareceu aos discípulos no primeiro dia da semana, Jo 20.19-26.

3º. O pentecoste ou derramamento do Espírito Santo ocorreu no primeiro dia da semana, AT 2.1.

4º. Os crentes primitivos começaram a se reunir para cultuarem a Deus no primeiro dia da semana, At 20.7.

5º. Os crentes da Galáxia e de Corinto deveriam fazer as suas coletas no primeiro dia da semana, 1Co 16.2.

Entendemos assim que o domingo é um dia muito especial para todos os crentes, pois nele nossa dedicação deve ser total a Deus (é claro que nos outros dias da semana também devemos nos dedicar a Deus, mas o domingo é especial). O Domingo é sim nossa primícia, nele estudamos a palavra de Deus na EBD, cultuamos e adoramos a Deus no culto, temos comunhão com o corpo de Cristo na igreja, evangelizamos em conjunto distribuindo folhetos, ou seja, dedicamos a Ele nosso tempo.

O que você tem feito no domingo?

  • Separado este dia para acordar um pouco mais tarde.
  • Separado este dia para ver TV.
  • Separado este dia para descansar até de Deus.

É tempo de voltarmos nossas atenções para o que é eterno, para o que realmente importa e lembrarmos do texto que nos alerta: “Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”. Mateus 6:33

Portanto Buscai!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s