A doutrina da Mordomia

A doutrina da Mordomia
Do SENHOR é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam. Salmos 24:1
Mordomo
Quando pensamos em mordomos, lembramos dos mordomos mais famosos que já apareceram nos livros, cinemas e TVs. Lembramos do Alfred, mordomo do Bruce Wayne (o Batman), lembramos do Alfredo, o mordomo do comercial do papel higiênico “neve”. Mas qual é a verdadeira função do mordomo? Nós vamos entender durante o estudo dessa lição. Peço a vocês que não se assustem com esta revista, embora ela pareça chata de se estudar, o conteúdo é muito bom, portanto não se levem pela aparência.

Mordomo, pelo seu significado quer dizer “aquele que é incumbido da direção da casa, o administrador”. Ou seja, o dono da casa põe nas mãos do mordomo o que tem de mais precioso para que seja cuidado por ele. Particularmente eu nunca havia parado para pensar no tamanho da minha responsabilidade. Já li tantas vezes que temos responsabilidade de pregar o evangelho e que temos uma missão de tirar as pessoas do caminho para o inferno, mas não imaginava que nossa responsabilidade é muito maior. Somos responsáveis pelos filhos do nosso Senhor (nossos irmãos em Cristo) e por sua esposa (nossa igreja) e eu lhe pergunto, o que você tem feito por seus irmãos? O que você tem feito por sua igreja?

Temos alguns exemplos na bíblia de mordomos. Eliezer que era o mordomo de Abraão a quem foi confiado buscar uma esposa para Isaque, seu filho. Agora imaginem o que Abraão era.
• Pai – Os que são pais ou mães sempre querem o melhor para seus filhos, são capazes de tirar de si próprio para oferecer ao filho. A relação de mãe/pai com o filho é tão incrível, que percebemos que pais deixam seu querer de lado em favor dos filhos. Como a fábula em que um jovem por amor a uma mulher, pede que ela escolha qualquer coisa e a mulher pede o coração de sua mãe. O jovem vai até em casa, tira o coração de sua mãe e volta correndo para o palácio, mas antes de chegar, tropeça e cai. O coração da mãe fala para ele, meu amado filho se machucou? Como gostaria de lhe consolar.
• Consciente da promessa de Deus – Deus havia falado a Abraão que ele seria pai de uma grande nação, que ele teria muitos descendentes, incontáveis.
Agora imagine a responsabilidade de Eliezer. Tinha que ser a melhor mulher do mundo, era o pedido de um pai. Tinha que achar uma mulher que daria continuidade a linhagem de uma grande nação. Abraão confiou a Eliezer esta responsabilidade. Deus tem grande responsabilidades para que possamos assumir, Ele confia em nós, as vezes mais do que nós confiamos em nós mesmos.

Temos também José que foi mordomo de Potifar. A bíblia fala que a confiança de Potifar era tão grande que ele não sabia de nada além do pão que se alimentava. Era muita confiança e por causa disso vemos que não era uma função insignificante, o mordomo só era inferior ao seu Senhor. Grande responsabilidade.

O universo pertence a Deus (Gn 1.1; 14.22)
Depois de criar tudo o Senhor colocou Adão para administrar a criação. Adão não era dono de nada, não tinha contrato de propriedade, não arrematou nada em leilão, Adão era apenas um mordomo. Nós só temos propriedade daquilo que criamos, como é Deus quem cria, Ele é o dono.

O homem pertence a Deus (Gn 1.27; Ez 18.4)
Deus não nos criou para nos largar em um lugar e vivermos a própria sorte. Ele estava interessado em nós, por isso criou esse mundo tão lindo. Não somos um acidente, talvez você quando nasceu, não tenha sido planejado por seus pais, mas você foi planejado por Deus. Deus nunca faz nada por acaso, e ele nunca comete erros. Ele tem um motivo para tudo que criou. Todas as plantas e animais foram planejados por Deus, e cada pessoa foi idealizada com um propósito. O motivo para Deus tê-lo criado foi o amor que ele tem. A Bíblia diz: “Muito antes de estabelecer as fundações da terra, Deus já nos tinha em mente, tendo nos escolhido como foco do seu amor.” – Efésios 1:4ª Você é muito especial para Deus, você é propriedade Dele.
Por direito de redenção (Ex 19.5; Ap 5.9)
Primeiro, fomos criados para a gloria de Deus, mas o pecado desviou a trajetória que o homem deveria ter. Havia um plano todo especial para o homem, mas por conta desse desvio, Deus preparou um outro plano afim de que a humanidade entrasse nos eixos, Jesus Cristo, que por meio do seu sacrifício, nos comprou e nos redimiu. Por isso somos dEle duas vezes, porque nos criou e porque nos comprou.
Vamos ler a fábula do menino e do barquinho que está na revista?

A importância da mordomia cristã

Senso de sagrado Gn 28.16
Isso eu já falei na classe, mas precisamos ter uma consciência de sagrado. Precisamos parar com esse sentido de minha vida espiritual, minha vida secular, familiar, estudantil, profissional, sentimental… Quantas vidas nos temos? Somos como os gatos, com sete vidas? Temos apenas uma vida e cada minuto da nossa vida é sagrado, porque pertence a Deus. Nossa intimidade com Deus tem que ser grande a ponto de vermos Deus onde não acreditarmos que veríamos, no nosso trabalho, na escola, nas coisas comuns do dia-a-dia. É promessa de que todo o lugar que pisar a planta do nosso pé, será terra santa. Não temos que dividir nós mesmos, somos um.

Senso de responsabilidade
A mordomia nos faz perceber que nas nossas mãos há algo de extrema importância, como já falamos aqui, nossa responsabilidade envolve o nosso planeta, as pessoas aqui, os nosso irmãos, a nossa família e nós mesmos. Precisamos assumir essa responsabilidade. A pior coisa é quando as pessoas não assumem sua responsabilidade. Eu me lembro do Homem-Aranha, que embora seja apenas um personagem, me ensinou uma coisa importante, com grandes poderes vem grandes responsabilidades. Lembram do texto? “…Aos que crêem em seu nome, deu-lhes poder de serem feitos filhos de Deus.”

Senso de dependência
É o Espírito Santo que nos conduz a uma vida abundante, pois nós por nós mesmos, somos incapazes e frágeis. Jesus nos prometeu que o Espírito Santo nos esclareceria, nos fortaleceria e nos purificaria. 2 tm 2.21 Para ser um mordomo eficiente é necessário uma vida orientada pelo Espírito Santo. Isso vai até de encontro a toda vaidade que vemos no meio evangélico, onde líderes começam se denominando apóstolos e patriarcas numa forma de se acharem mais santos do que os outros. Jesus era o maior exemplo da humildade e Ele quer que sejamos como Ele, dependentes do Pai.

A responsabilidade que Deus deixou em nossas mãos é um sinal muito forte de confiança, você já parou para pensar que Deus confia em você? É preciso corresponder a toda essa confiança e principalmente saber administrar bem, ter zelo pelas coisas que o Senhor colocou em nossas mãos. Ontem foi o julgamento do mordomo do Papa, ele foi condenado a 18 meses de prisão por roubar documentos sigilosos. É terrível quando aquele a quem nós confiamos age de forma errada. Pior quando age sem zelo, de forma relaxada. Eu gostaria de terminar contando uma história para os irmãos de um mordomo que ligou para o seu senhor para dar uma notícia muito triste.

– Senhor João, aqui é seu mordomo.
– Oi Alfredo, aconteceu alguma coisa?
– Estou ligando para avisar que seu papagaio faleceu, senhor.
– Que pena, mas morreu de quê?
– Ele infelizmente comeu carne estragada, senhor.
– E quem deu carne estragada para ele?
– Ninguém, senhor. Ele comeu a carne dos seus cavalos de raça.
– Meus cavalos premiados, morreram?! Morreram de quê?
– Eles morreram de tanto carregar água para apagar o incêndio na sua casa, senhor.
– Meu Deus, minha casa pegou fogo. O que aconteceu?!?
– Infelizmente uma vela caiu e pegou fogo nas cortinas.
– Vela? Mas aí tem luz elétrica!
– A vela é do velório da sua mãe, que apareceu aqui sem avisar e eu dei um tiro nela pensando que fosse ladrão, senhor!

Precisamos cuidar bem daquilo que está sob a nossa responsabilidade, um dia o Senhor pedirá conta de tudo o que Ele entregou em nossas mãos. O que você fará?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s