O Templo do Espírito Santo (13-10)

O templo do Espírito Santo
Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? 1 Coríntios 6:19

Como falei na semana passada, ao imaginarmos um mordomo, lembramos de uniforme, bandeja, serviço e outras coisas relacionadas ao trabalho da casa, portanto, a imagem de mordomo é muito ligada ao cuidado com a casa.
Nós somos casa, somos casa de Deus (Como diz o Thales: “Sou a Tua casa, mora em mim…”). O Espírito Santo passa a morar em nós quando aceitamos a Jesus, aí nos tornamos templo do Espírito Santo.
Agora que entendemos que somos mordomos e somos casa, precisamos unir isso e perceber que se o mordomo cuida da casa, nós precisamos cuidar do nosso corpo que é a casa do Espírito Santo. Paulo nos fala em fp 1.20 que Cristo deve ser engrandecido em nosso corpo, portanto precisamos tratar bem nosso corpo e isso veremos agora como.

O corpo Humano foi criado por Deus
Deus não criou o ser humano de qualquer forma, foi um ato especial em que mostra como Deus nos ama. Tudo o que Ele criou, foi pela palavra “Faça-se”, mas a do homem teve um carinho todo especial. A própria palavra fala que depois de criar o homem, Ele disse que foi muito bom, diferente do que disse após criar as outras coisas (um simples “bom”) Você acha o céu e a terra bonitos? Você é melhor. Você acha legal a natureza, o mar, o sol, as estrelas, a lua e os animais? Você é mais especial, você é a coroa da criação, o gran finale.

A maravilha do corpo humano
Quem aqui já estudou biologia, entende que o corpo humano é ao mesmo tempo complexo e maravilhoso, tem tantos detalhes que nos surpreende. O salmista relata isso no salmo 139.14. Você sabia que uma pessoa:

• Passará 3 anos e meio de vida comendo.
• Vai babar 145 litros de saliva antes de 1 ano.
• Antes de 2 anos, vai engatinhar 144 km. (Daqui de Olaria a Resende, ou São P. da Aldeia)
• Até 10 anos, o coração irá bater 368 milhões de vezes.
• Passará até 12 vendo televisão.
• Ficará 2 anos e meio ao telefone.
• Passará 2 semanas inteiras beijando.
• Sua unhas vão crescer 25 metros. (Um prédio de 8 andares)
• Seu cabelo crescerá 960 km. (Daqui de Olaria a Joinville, Santa Catarina)
• Terá 2 metros de pelo do nariz.
• Terá piscado 415 milhões de vezes.

Isso é apenas um pequeno conjunto de detalhes que todo o ser humano tem, você mesmo tem mais detalhes e características do que qualquer outro ser, fomos feitos de uma forma maravilhosa e com certeza a ciência ainda não conhece totalmente o próprio homem.

Exemplo digno de imitação
A revista nos fala de Helen Keller que foi uma escritora que era cega e surda, mas mesmo assim foi destaque na sociedade e na história. Uma frase dela nos chama a atenção: “Usem seus olhos como se soubessem que amanhã poderiam perder a visão e o mesmo método deve ser aplicado aos outros sentidos”.
Todos nós temos os nossos sentidos em funcionamento, alguns como eu, necessitam de óculos, outros de aparelhos auditivos, outros de bengala, mas ainda estamos em bom funcionamento e o que temos feito com essa maravilhosa máquina para Deus? Como a temos utilizado? Em Col 1.16 vemos: Porque nEle foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por Ele e para Ele.
Fomos criados para funcionarmos. Você já parou para pensar na cadeira? Ela foi criada para que sentássemos nela, alguns a usam para subir em cima, outros para colocar coisas em cima, mas o propósito principal de uma cadeira é de que pessoas se sentem nela. Nós fomos criados para a Glória de Deus, talvez seu corpo esteja sendo utilizado de forma inadequada, as vezes errada, é tempo de colocar as coisas no eixo e utilizar seu corpo para a Glória de Deus. Rm 12.1

Nosso corpo é habitação do Espírito Santo
Você já olhou o saldo da sua conta? Você está em dívida, nós estamos em dívida, com Deus. Fomos comprados por um alto preço, um preço que precisa ser pago e seu pagamento não se refere a dinheiro, mas à dedicação, à glorificação de Deus no nosso corpo.
Ele mora em nós e precisa de mais espaço, devemos dar espaço ao Espírito Santo. Imaginem que seu coração é uma casa onde o Espírito Santo mora, daí o Espírito Santo está lá dentro, bem confortável e você bate na porta e diz: “Amado Espírito Santo, com licença, mas tem uma pessoa que precisa morar aí também é o time do meu coração, da licença.” Depois de um tempo você bate na porta outra vez e diz: “Espírito Santo, tudo bem? Olha eu trouxe mais um morador, é a novela, mas fica tranquilo que ela vai tomar pouco espaço.” Outro tempo depois você bate a porta e diz: “Fala Espírito! Como é que está o convívio? Estou trazendo uma pessoa super gente fina, seu nome é internet, bom convívio aí pra vocês!” E daí você vai outras e outras vezes, cada vez mais ocupando seu coração com coisas e deixando menos espaço para o Espírito Santo, até que mal se perceba a presença dele no seu coração. É tempo de darmos mais espaço para nosso hospede.

Nossos deveres para com o corpo
Vamos imaginar que você vai hospedar uma pessoa muito admirada, por exemplo, aqui vou lista dez pessoas muito admiradas no Brasil, escolham uma.
Silvio Santos, Lula, Jô Soares, Luciano Huck, Xuxa, Fernanda Montenegro, William Bonner, Zico, Tony Ramos e Pelé.
Agora imaginem que uma dessas pessoas vai se hospedar durante alguns dias na sua casa. O que você faria? Possivelmente faria uma faxina geral, uma reforma em alguns defeitinhos, pintura nova, provavelmente trocaria até alguns móveis, ou seja, deixaria a casa um brinco.
Quando recebemos visitas, já damos uma arrumada na casa, colocamos a melhor roupa de cama, tiramos aquele jogo de copos e pratos novos, nem utilizamos aqueles copos de requeijão ou mocotó. Imagine então se o Pelé vem na sua casa…
Desde o dia em que aceitamos a Jesus, uma pessoa muito mais ilustre passa a ser nosso hóspede, o Espírito Santo passa a habitar (eternamente, já que salvação não se perde) no templo que é nosso corpo e as vezes nos esquecemos da importância em mantermos essa residência limpa, arrumada, organizada, digna do seu novo morador. Em que tipo de casa você tem colocado o Espírito Santo para habitar?

Devemos manter o corpo limpo
Não há nada mais legal do que você morar ou viver em lugar limpo, viver em um lugar sujo é terrível. Quando eu ia para as madrugadas do Carinho, visitamos alguns lugares muito sujos, de madrugada na Central do Brasil, Uruguaiana e Cinelândia a coisa é deprimente, a gente até se sente mal com tanta sujeira. Quem já foi até o lixão de Gramacho entende também a coisa.
Acredito que nossas casas não se comparem a estes lugares, mas na época em que trabalhava com o evangelismo, fui em algumas casas onde havia muita sujeira e era muito desagradável. Não podemos tornar nossa casa desagradável ao espírito. Precisamos limpar nosso corpo e isso eu falo literalmente, banho, escovar os dentes, cortar as unhas, cabelos (lembrando que a Cristiane é cabelereira)…

Devemos manter o corpo em bom funcionamento.
Isso é um desafio para mim, eu não gosto de ir a consultas médicas, mesmo me sentindo mal, mas devemos periodicamente fazer exames e principalmente nos prevenir das doenças, evitar sair na chuva sem guarda-chuvas, evitar beber gelado e outras coisas mais que podem nos fazer mal. A revista nos fala da importância de termos uma alimentação balanceada e isso realmente é muito importante, mas admito que por mim não comeria nenhum tipo de verdura ou legume, mas a Cristiane faz, e noventa por cento eu como, só não como Taioba e Chuchu.
Quantos aqui conhecem Morgan Spurlock? Esse sujeito teve a ideia de fazer um documentário sobre o Mcdonalds, ele passou 30 dias comendo só o que o Mc produzia e teve sérios problemas de saúde. Você pode ver essa aventura louca no filme “Super Size-me”.
Quem é pai então tem que instruir os filhos para que aprendam a comer melhor, já que uma melhor alimentação tornará o corpo mais forte e resistente às doenças. As vezes a coxinha ou o x-bacon que você come hoje, é uma doença que você está comprando para amanhã. Nesse ano tive uma gastroenterite tão forte que perdi vários quilos, tudo por causa de uma costelinha de porco.

Os excessos são perigosos, vejam alguns exemplos:
• Até 60 mil pessoas morrem por ano por excesso de exposição ao sol, segundo um relatório divulgado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

• 47 pessoas morrem diariamente por causa do excesso de álcool, chegando a 3.500 pessoas por mês.

• Mais de 2 500 000 pessoas morrem a cada ano no mundo como consequência do excesso de peso ou a obesidade.

• A dedicação exagerada à atividade profissional é uma característica marcante da síndrome de Burnout, que tem levado muitas pessoas à morte.

• Vídeo game e internet em excesso pode causar morte, um britânico morreu após 12 horas conectado na internet.

Uma das mortes que mais me intriga é a de Jack Daniels criador do Whisky com seu nome, um dos mais vendidos no mundo. Ele uma vez tentou abrir seu cofre e não lembrava a combinação, até que num acesso de raiva deu um chute no cofre (cara inteligente esse), acabou quebrando o dedão do pé e por medo de médico não foi ver o problema, acabou morrendo de uma infecção generalizada seis meses depois. Precisamos ter cuidado com o nosso corpo.

Devemos fazer exercício físico
Nosso corpo foi feito para trabalhar, viver na inércia é muito perigoso, portanto é muito importante fazermos exercícios físicos, caminhadas são muito boas. Por mais estranho que isso possa parecer, mas meu primo gosta de saltar dois ou três pontos antes de casa e vir andando para exercitar mais o corpo.

Inimigos do corpo

O fumo (Isaías 55.2)
Falar aqui sobre o fumo, acredito que seja chover no molhado. Acredito que todos aqui saibam dos males que o fumo causa na vida das pessoas, mas só para recordar algumas coisas interessantes sobre o cigarro:
• Os cigarros contém arsênio, formaldeído, chumbo, cianeto de hidrogênio, óxidos de azoto, monóxido de carbono, amônia e mais 43 agentes cancerígenos conhecidos.

• Ureia, um composto químico e um dos importantes componentes da urina, é usado para adicionar “sabor” aos cigarros.

• Os cigarros podem conter mais de 4000 ingredientes que, quando queimados, também podem produzir mais de 200 ‘compostos’ químicos. Muitos desses ‘compostos’ estão ligados diretamente a danos nos pulmões.

• O sistema imunológico dos fumantes tem de trabalhar cada dia mais do que os não-fumantes. Como resultado, o sangue dos fumantes contém menos antioxidantes, embora o sistema imunológico possa responder mais rapidamente a ataques de vírus, devido à sua natureza.

• 3 milhões de pessoas morrem por ano no mundo, por causa do cigarro, ou seja, 3 pessoas por minuto.

A bebida social (pv 20.1; 23.19-21, 29-35; ef 5.18)
A bebida como falamos aqui é um grande mal que tem levado muitas pessoas a morte, é claro que quando lembramos de pessoas como Garrincha, Adriano, Amy, Elvis e Mussum, entendemos que eles se excederam ou ainda se excedem, mas e os que bebem socialmente? Há um grande risco também no consumo de álcool moderadamente. Não há como definir o que é moderado, até porque com o tempo o corpo vai se acostumando à dose e a pessoa aumenta cada vez mais.
Além dos problemas que o álcool causa no corpo, tem outros problemas decorrentes, como acidentes de carro, brigas, violência doméstica e abusos. O álcool talvez seja o veneno mais poderoso para a destruição da humanidade, já que além de liberada para maiores de dezoito anos, tem propagandas em todo o lugar.

As drogas
Falar sobre as drogas é muito importante, nas igrejas, nas casas, nas escolas, qualquer lugar é importante orientar aos outros, vemos muitos exemplos de filhos de crentes envolvidos com drogas. Os males que as drogas causam são tão reveladores que quem já teve a oportunidade ver pessoas que usam drogas, como a imagem vai se degradando com o tempo, percebe. Eu tive muitos colegas de infância que se embrenharam por esse caminho, infelizmente a maioria já morreu, uma coisa é fato, a morte vem acompanhada das drogas.
É importante também estarmos atentos ao uso em excesso de remédios, que são drogas, todo o medicamento deve ser usado com a orientação de um especialista.

Conclusão (Rm 12.1)
Você já parou para pensar no peso desse versículo? O sacrifício no passado era feito com um cordeiro, mas após a morte de Jesus, o sacrifício (bem menor, diga-se de passagem) passou a ser a nossa dedicação a Deus, o nosso culto racional. Cuidemos do templo do nosso Senhor, que é nosso corpo e dediquemos a Ele nossos corpos como sacrifício. Mordomia é isso.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s